top of page

PERGUNTAS FREQUENTES

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE LÊ NA INTERNET OU NO QUE FALAM. ASSISTA  O VIDEO E LEIA ABAIXO AS DÚVIDAS MAIS COMUNS. O MAÇOM É BUSCADOR DA VERDADE.

 

 

 

 

 

1- Maçonaria é coisa maligna? Faz pacto?

Muito pelo contrário, a maçonaria é uma instituição que prega o amor ao próximo como base da evolução humana, nada tem a ver com pacto, sacríficos de animais nem de entes queridos.  Muitas lendas por desafetos fanáticos, intolerantes e pela inquisição foram criadas com o tempo, mas a maçonaria prega sempre a boa conduta moral e a realização de boas obras.

2- Precisa ser Rico para ser Maçom?

Não. A maçonaria não tem qualquer preconceito seja classe social, raça, religião ou gênero. Aceita todas as pessoas de boa índole e que tenha o desejo de evoluir.

3- Quem Entra para Maçonaria fica rico?

Evidentemente que sim. A riqueza inquestionável da maçonaria é

O CONHECIMENTO e essa riqueza aplicada traz sim a prosperidade, a maçonaria tem ​uma rede de contatos grande em todo o mundo e sabendo usar algumas oportunidades surgem. A maçonaria é uma escola filosófica e de liderança nada tem a ver com ganhos financeiros, se é esse seu objetivo então não entre.

4- Precisa ser indicado para ser Maçom?

Sim. Antigamente apenas aceitava-se membros através do convite, ele ainda ocorre, porém, a maçonaria é evolutiva e progressista e acompanha a evolução da informação abrindo assim a possibilidade de adentrar a maçonaria pedindo filiação seja por rede social, e-mail ou até indo a loja física, entretanto nem todas as lojas praticam essas outras maneiras de aceitação de membros. Uma vez que pede filiação por algum meio de comunicação o Mestre maçom que o entrevistar irá indica-lo e será seu padrinho. 

5- Existe custo para entra a Maçonaria?

Sim. A Maçonaria é uma instituição sem fins lucrativos quem a mantem são seus próprios membros, existem taxas e custos para que o novo membro se mantenha e custeei seu conforto entre os demais irmãos, esses valores existem em qualquer loja do mundo onde altera-se os valores de acordo com cada necessidade de seus grupos e região onde a loja está inserida. Alguns de seus custos são: Custo de avaliação da ficha caso venha a se candidatar a fim de iniciar o processo de sindicância do postulante candidato, custo da cerimônia de iniciação conhecido como taxa da joia maçônica e a mensalidade paga mensalmente para ajudar nos custos administrativos e operacionais em loja.

6- O que é Maçonaria Espúria ou Irregular?

Um termo pejorativo usado pelos maçons que não praticam a maçonaria em sua essência onde acham ser o dono da maçonaria, toda loja é regular se tem 7 irmãos ativos e operantes, toda loja é reconhecida se pratica os rituais maçônicos e sua liturgia e cumprem com os LANDMARKS que são as regras internas da maçonaria conhecida pelos seus membros.

7- Quanto tempo demora o processo de filiação?

Depende de cada loja , porém a velocidade depende muito mais do candidato que será iniciado, o primeiro passo é comparecer a entrevista previamente agendada por um mestre maçom, após essa entrevista é preenchido uma ficha e inicia o processo de investigação do futuro filiado, após essa analise ocorre uma votação pelo grupo de mestres que irão recebe-lo, é pedido alguns documentos e recolhe os valores peculiares da cerimônia, após isso é agendado a cerimônia de recepção do candidato denominada iniciação. Essa cerimônia é extensa e necessita de organização prévia para ter o sucesso necessário a receptividade dos novos membros e irmãos.

8- O que causa reprovação de um candidato?

Diversos fatores são observados, começa desde o contato telefônico até o final de todo o processo, entretanto o comprometimento e pró-atividade é o que se busca em novos membros, não é aceitável membros com passagem criminal onde foram julgados ou estão cumprindo sentença, é importantíssimo que o candidato tenha ciência do passo a estar dando e que possa cumprir com todos os compromissos da maçonaria.

9-O que é o bode na Maçonaria?

Usa-se muito o animal bode no linguajar maçônico, nada tem a ver com satanismo ou pacto nem bebemos sangue, nem fazemos quaisquer sacrifícios. O bode surgiu na época dos Hebreus onde era um animal comum da região assim como o cachorro em nosso país e eles acreditavam que contar os pecados no ouvido do bode e abandona-lo no deserto para morrer tinham então seus pecados perdoados, surgindo assim o termo bode expiatório usados nos dias de hoje e o tão famoso confessionário dos católicos onde o padre faz o mesmo "papel" do bode onde ouve os pecados e guarda sigilo deles e diz a penitência para o "perdão" do mesmo. Os maçons se tratam como bodes pois todos guardam os segredos da ordem e segredos uns dos outros, toda essa história pode ser confirmada em uma breve pesquisa sobre o assunto.

10- Qual a roupa ideal para participar da Maçonaria?

A maçonaria é uma instituição que tem todo uma formalidade, inicialmente para uma entrevista não se obriga qualquer traje em específico, entretanto conta-se com o bom senso de não usar bermudas ou chinelos preferindo traje esporte fino. Após a aprovação do candidato e sendo agendado a cerimônia de iniciação é necessário adquirir a seguinte vestimenta maçônica: Terno preto, Calça social preta, Gravata e Sapatos pretos e Camisa social Branca esse é o padrão em todo o mundo os demais adereços recebe-se nessa cerimônia onde é iniciado e cingido com o avental do aprendiz maçom e recebe as luvas maçônicas, roupas essas que passam a ser obrigatórias uma vez que se faz parte. Suas cores não podem ser alteradas simbolizando a igualdade que há entre os irmãos, esses aventais são mudados conforme vão subindo os graus da maçonaria e mostra o nível hierárquico na ordem onde é altamente militarizada. Após ser iniciado na maçonaria pode-se usar adereços como anéis, pulseiras, carteiras e adesivos que servem como identificação maçônica.

 

ESQUADRO E COMPASSO.png
bottom of page